quinta-feira, janeiro 04, 2007

Bacalhau - A vítima do século XXI












É verdade, neste preciso momento em que voces (os nossos "assiduos" leitores) estão a deparar-se com o parvo conteudo deste post, está a ocorrer, lá pros lados do mar do norte, uma catástrofe em tudo semelhante com o holocausto!
Só que estas vitimas sofrem em silêncio. Não têm tribunais de direitos humanos para os defender e as Nações Unidas parecem ignorar esta calamidade.
Eu pergunto: "Como é possível que não percebam as atrocidades pelas quais o Bacalhau está a passar?? Será que a compaixão humana desceu tão baixo? Já não se importam com a vida dos outros?"
Não é algo novo, pois este pobre ser, que merece todo o respeito, há séculos que tem vindo a ser perseguido, maltratado e comido. Então na época natalícia...uhh, tadinhos dos peixinhos!

Ou seja, o bacalhau está a ser vítima da sua popularidade em cozinhas de todo o mundo, podendo mesmo ser considerado o jet-set dos peixes. Ele tá em todo o lado. Não há restaurante de renome que não tenha pelo menos uma receita de bacalhau no seu cardápio. Até mesmo uma simples tasca da esquina tem algo com bacalhau. Nem que seja a tradicional "punheta" que servem aos fregueses com o intuito de causar sede e proporcionar a venda de mais uma tacinha de tinto. Estes taberneiros são geniais, não são?

Uma busca no google com as palavras "receitas de bacalhau" e após 0.03 segundos aparecem-nos 436.000 páginas pela frente. Caramba, aposto que a única palavra que consegue rivalizar com isto é SEXO!!! Que já agora só em jeito de curiosidade são 58.800.000 as páginas encontradas ao pesquisar por este termo. Incrível...

Com esta popularidade na internet, estão à espera do quê?

Este peixinho pode ser comido de todas as maneiras. Assado, cozido, gratinado, cru, frito, com vinho do porto, com chantili, guisado, com puré, etc. Até bifes, bolos, pudins e gelados de bacalhau existem!! Depois há aquelas receitas com nomes curiosos: Bacalhau de Cebolada à Diplomata, de Fricassé, à Batalha Reis, à Bonne Femme, à Conselheiro, à Minha Moda, como Nós Gostamos, à La Kazuela e por fim o meu favorito....Bacalhau à Salazar! Basta haver imaginação.

Agora já há cientistas que afirmam com grande convicção de que a extinção irá ocorrer nos próximos 10 anos. Por isso o Conselho Internacional de Exploração dos Mares já decretou que todas as frotas pesqueiras europeias que actuam no mar do norte devem cessar imediatamente as suas actividades. Ou seja, até que os stocks de bacalhau dessa zona não estejam completamente recuperados, o pessoal vai ter que se contentar a comer sardinhas cozidas com couves e batatas na noite da consoada.

Mas Portugal devido à perguiça que nos caracteriza, pode estar livre destas restrições. Apesar de sermos o país que mais consome bacalhau seco em todo o mundo, não vamos ter que fazer jejum da deglutição deste animal, pois como dá muito trabalho ir ao mar do norte pesca-lo, nós limitamo-nos a importa-lo da Noruega e assim acabamos por nos escapar às restrições impostas.
Assim, vai persistir a tortura e perseguição do pobre do peixe e o tuga vai continuar a poder comer a bela da sua "punheta" de bacalhau em qualquer uma das muitas tabernas espalhadas pelo nosso país.


Keep It Up Homies

(¯`·._bApTiStA_.·´¯)

2 comentários:

Anónimo disse...

Porra!
O bacalhau não se pode queixar aos direitos humanos,ele nem sequer é humano!
E de qualquer maneira a sua extinção é inevitável, privar o tuga do seu bacalhau é como faze-lo comer salada todos os dias, esqueçam, não vai aconteçer, pelo menos até que a espécie se extinga!

Anónimo disse...

necessario verificar:)