sexta-feira, outubro 12, 2007

Fotos Self-Service

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Fotografias tipo-passe.
Graças aos infindáveis cartões que temos acumulados nas nossas carteiras, que na sua maioria so servem para as encher (criando um belo efeito nos bolsos traseiros das calças masculinas, que em muito se assemelha a um enorme quisto na nádega direita), quase todos os anos temos que ir tirar o raio daquelas fotos pequenitas, em que ficamos sempre com um ar de diarreia e que nos custam uma fortuna.

Mas se sabemos com devida antecedência que precisamos das fotos, ainda vestimos a nossa melhor camisa ou camisola, sendo que a preocupação com as calças é evitada porque do peito para baixo já não aparece nada. Até podemos estar de calções, meia branca e sandálias que ninguém para além do fotografo fica a saber.

Pior é quando vamos para renovar ou fazer algum cartão em que necessitamos de uma foto e por infortunio naquele momento não temos nenhuma ali por perto. Nessas alturas recorremos ao que? À Nossa Senhora? Ou à boa vontade do funcionário público que temos à frente? Não!!

Nessas alturas a nossa salvação são as máquinas automáticas que tiram fotos tipo-passe e que podemos encontrar nas estações de comboios, metro ou mesmo nos centros comerciais.
E pronto, mesmo sem vontade lá nos arrastamos em direcção a uma dessas máquinas....paramos por uns segundos, olhamos em volta e, quando nos parece que ninguém está a ver, enfiamo-nos lá dentro e puxamos a cortina. Nesta altura, já está ultrapassada a parte constrangedora de alguém nos poder ver a entrar para dentro desses cubículos. Segue-se portanto, a parte em que inserimos as moedas na ranhura, esboçamos um sorriso de prisão de ventre para a câmara, rezando ao mesmo tempo para que ninguém veja a porra da luz do flash a aparecer por debaixo das cortinas.

Resta-nos fazer tempo até que as fotos estejam prontas, meter a cabeça de fora, certificarmo-nos de que ninguém está a reparar em nós (como se tal fosse possível, uma vez que as máquinas estão sempre colocadas em sítios cheios de movimento) e fugir daquele local o mais depressa possível.

Para evitar estas situações fica a esperança de que qualquer dia, todos dos sítios onde se fazem cartões que necessitam de foto, estejam equipados com uma sala de maquilhagem, um cabeleireiro, um estúdio de fotos e uma sala de edição de imagens, para que mesmo depois de todas as mariquices com penteados e pinturas, ainda não estejamos satisfeitos com a cara que o Big Boss nos deu e os nossos pais tiveram o prazer de fazer, haja algum técnico que dê um retoque digital na nossa foto, para que possamos ter o orgulho de mostrar, por exemplo, o passe social a todos. Ah, e o mais importante...Isto tudo à borla, é claro. Pago pelo nosso governo que tão inteligentemente anda a "dar" portáteis com banda larga aos alunos das novas oportunidades e deixa de fora os estudantes universitários, fazendo-os pagar para além das propinas, um portátil de pelo menos 600 euros.

Keep It Up Homies

..bApTiStA..

Sem comentários: